quinta-feira, 16 de junho de 2016

O que significa uma viagem dessas? Qual o sentido? O que significa a Estrada Real?

Estas perguntas foram lançadas aos "doze profetas", aos doze ciclistas, e muitas respostas foram produzidas. 

Obviamente, as respostas remetem a perspectiva de cada um dos ciclistas, de cada um dos aventureiros. Alguns trazem o significado de recolhimento, relação, oportunidade de estar com o outro ou simplesmente o prazer de viajar de bicicleta.

Da minha parte, como sempre tenho dito, uma viagem como esta não é uma curtição (embora possa ter muito prazer) e não é, muito menos, uma simples viagem. 

Para quem nunca fez um pedal desse tipo é bom saber que existem muito mais durezas do que amenidades, muito mais sacrifícios do que regozijos… Só para ter uma ideia é comum dormir com a roupa suja (às vezes a gente usa a cueca do verso ao reverso sem lavar!), acampar ao relento (em coretos ou ginásios também), comer pão seco o dia inteiro, passar frio, sede... E quando o sacrifício e dor são grandes é normal que a gente se pergunte: "o que mesmo estou fazendo aqui!?".

Porém, tudo isso parece valer a pena quando conseguimos enxergar os nossos sentidos depositados nesses pedais. 

Como ia dizendo, para mim, um pedal desses tem um significado de transcendência, de religiosidade até. É também uma oportunidade de ressignificação da minha existência, de reconhecimentos, de experiências incríveis...

Muitas vezes a gente paga caro por isso! Eu mesmo paguei muito caro. Não falo só em termos financeiros, mas falo também em termos afetivos. As pessoas dificilmente vão entender essa experiência, o sentido dessa experiência. É possível que chamem a gente de maluco, de "não ter o que fazer"... Ou então podem dizer, a mulher ou o marido: "eu não entendo você! Por que se distanciar para reafirmar a relação!?". O custo, os resgates podem ser grandes. 

Mas voltando aos significados e sentidos das respostas produzidas, seguem aqui fragmentos e também áudios de alguns dos nossos companheiros:

Estrada real  é coisa de louco.
Estrada Real é ficar sem dinheiro (Gemeos).

Estrada Real é *amizade*que não tem preço!
É tipo brincadeira de criança... 
Estrada Real significa flores pelo caminho... 
É fazer oração.
Estrada Real é pedir licença à natureza... 
(Arquilene).

Estrada Real significa marcas no corpo. É acessórios que quebram e provocam acidentes (Chico).

Estrada Real é tromba (Paulo).


 Curta agora alguns dos áudios e sinta um pouquinho do foi esse pedal... Quem sabe você se empolga e saia do normal!

Clic aqui neste link:

Estrada Real

Um comentário:

  1. Pra mim, foi ainda viver um dia de cada vez, e bem vivido, apenas com o que eu tinha perna pra carregar!
    Quero na próxima levar menos ainda, e aproveitar mais!
    Eu vivia cada dia pensando que logo ia acabar a viagem, dizia pra mim mesma "só faltam tantos dias, tenho que concentrar nesse pra vivê-lo o máximo que puder!" Mesmo assim, ainda acho que não vivi o suficiente o dia em questão, porque não lembro todos os segundos dele.
    Pense num sofrimento gostoso que foi pedalar nessa Estrada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ah, e parabéns pelos registros em seu blog, Marcelo, porque é mais uma oportunidade que temos para lembrarmos do que foi a Estrada Real!

    ResponderExcluir